quarta-feira, 13 de março de 2013

EVENTOS JÁ OCORRIDOS

 
PROCISSÃO DAS TOCHAS
 
Baseada na tradicional Procissão do Fogaréu que acontece desde o século XVIII na cidade de Góias Velho, Região Centro Oeste do Brasil, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário encabeçada pela Associação Cultural Maracatu Rei do Congo – ACMRC realizará próxima quarta-feira a partir das 18h no centro histórico da cidade de Fortaleza - CE a encenação da referida procissão partindo do interior da Capela da Medalha Milagrosa (Santa Casa de Misericórdia) no centro da cidade após a Vigilia Eucaristica.
 
Segundo Rodrigo Damasceno curador da Irmandade e atual presidente do Maracatu Rei do Congo "a possibilidade de mantermos tal tradição religiosa para nossa cidade incrementa a programação cultural proposta pela confraria do Rosário durante o ano possibilitando um contato maior com a tradição católica e antiga de nosso pais".
 
Também segundo Rodrigo além do Fogaréu, será feita uma vasta programação voltada a Semana Santa que incluirá; Via Sacra nas Casas, terços na Igreja do Rosário, Procissão do Senhor Morto (já tradicional no centro da cidade) e a famosa quiema de Judas já realizada no bairro "José Bonifácio" desde a década de oitenta.
Para a realização do fogáreu ou "Procissão das Tochas" foram confeccionadas doze túnicas pretas com capuzes roxos, feito um estandarte com a figura de Cristo aprisionado que foi pintado pelo artista plástico "Wlamir de Souza" e adquiridos dez tochas em bambu para serem levadas pelos "Farricocos" fazendo jus aos antigos integrantes mascarados das procissões católicas do século passado".
A idéia segundo Rodrigo é fazer com que esta procissão vire uma tradição na semana santa e que a cada ano cresça cada vez mais partindo da Igreja do Rosário em direção as antigas Igrejas do centro, ambas próximas entre si.
A Procissão do Fogaréu em Góias é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na cidade de Goiás, na quarta-feira santa. Encena a prisão de Jesus Cristo e tem início às 0:00 da quarta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade. Os penitentes vestem-se em indumentária especial representando soldados romanos.A Procissão do Fogaréu foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII.
Para maiores informações: (85) 8599.9080

 
 

MISSA DOS MARACATUS
 

Dia 25 de Março é dia de comemorarmos não só a abolição da escravatura em nosso pioneiro estado, como também, de glorificarmos a nossa mais original expressão cultural "o maracatu cearense". Institucionalizado como feriado estadual o feriado do dia 25 de março é fruto da luta e do reconhecimento dos grupos que trabalham durante o ano inteiro com suas respectivas comunidades reafirmando nossa cultural local e preservando o que temos de mais belo em nosso país a "cultura nacional" fruto do encontro de raças, das quais a negra nos deixou o mais significativo legado. Saudemos nosso maracatu!
Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Praça General
Tiburcio S/n (Praça dos Leões)
Data: Dia 25 de março
Horário: 17h.

Festa de São José
 
 
SÃO JOSÉ MODELO DE VIDA PARA A JUVENTUDE
10 a 19 de Março de 2013
Catedral de Fortaleza-CE

 Novenário e celebração Eucarística – 18h30min

Dia 10/03 (Domingo) Responsáveis: Paroquianos e devotos de São José

Dia 11/03 (Segunda-feira) Responsáveis: Comunidade Face de Cristo, Apostolado da oração, São Pedro, Prainha, Irmandade do Rosário, Pequeno Grande, Poço da Draga, Setores da Catedral, Comunidade das Irmãs Josefinas e leigos(as), Legião de Maria e Sociedade São Vicente de Paulo.

Dia 12/03 (Terça-feira) Responsáveis: MESC-Catedral, MESC-Região São José, Regnum Christi, Cursilho da Cristandade, Movimento Apostolado da Mãe Rainha.

Dia 13/03 (Quarta-feira) Responsáveis: Renovação Carismática Católica, Comunidade Canção Nova, Pastoral Familiar, Movimento Familiar Cristão, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Encontro Matrimonial, Equipes Docentes.

Dia 14/03 (Quinta-feira) Responsáveis: Comunidade católica Nova Evangelização, Comunidade Recado, Arautos do Evangelho, Movimento Focolares (Masculino e Feminino), Oficinas de Oração e Vida, Comunidade Jesus e Maria.

Dia 15/03 (Sexta-feira) Responsáveis: Comunidade Católica Shalom, Conselho Arquidiocesano de Leigos (Movimentos Leigos), Comunidade Católica Corpo Místico, Comunidade Corpo Místico de Cristo, Comunidade Anuncia-me, Movimento Comunhão e Libertação.

Dia 16/03 (Sábado) Responsáveis: Juventude e famílias, Comunidade Renovação Cristã, Movimento das Vocações Sacerdotais, (Movimento Serra).

Dia: 17/03 (Domingo) Responsáveis: ECC – Encontro de Casais com Cristo, S.O.S. de Deus, Comunidade de Vida Cristã (CVX), Equipes de Nossa Senhora, Comunidade Católica Coração de Jesus, Terço dos homens.

Dia: 18/03 (Segunda-feira) Responsáveis: COT – Comunidade Obreiros da Tardinha, Obra Lumen de Evangelização, Obra Kolping no Ceará.

Dia: 19/03 (terça-feira)
Celebrações:

08h30 Missa dos Enfermos (Pe Luis Alberto);

10h00 Missa dos Josés (Pe. Brendan Colleman;

12h00 Missa e Consagração das Crianças e Adolescentes a Nossa Senhora (Dom Rosalvo Cordeiro);

16h00 Missa das Famílias (Pe Clairton Alexandrino);

17h00 Procissão de São José

 18h30 Celebração solene com Dom José Antônio Tosi Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário